SEMINÁRIO DIÁLOGOS CONVERGENTES: envie trabalhos acadêmicos e relatos de experiência até 22 de maio



Na edição 2020/2021 do Curta o Gênero, será realizado o IX Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, em versão virtual. A programação do Seminário inclui apresentações de trabalhos acadêmicos e de relatos de experiências de movimentos sociais nos Diálogos Convergentes, além de minicursos e mesas.


O espaço de debates e reflexões é aberto à participação de estudantes, professores e professoras, representantes de órgãos públicos; organizações não governamentais; pontos de cultura; redes; fóruns; núcleos de pesquisa; coletivos de movimentos sociais. Entre 22 de março e 22 de maio, é possível inscrever trabalhos para um dos seis eixos do Diálogos Convergentes:


- Gênero, corpo e sexualidades - Clique e faça sua inscrição

- Gênero, educação e comunicação - Clique e faça sua inscrição

- Gênero, violência e violação de direitos - Clique e faça sua inscrição

- Gênero, feminismos e democracia - Clique e faça sua inscrição

- Gênero, cultura, arte e literatura - Clique e faça sua inscrição - Interseccionalidades entre gênero, classe, raça, geração e deficiência- Clique e faça sua inscrição Os trabalhos devem ter co-autoria de no máximo três pessoas e apresentar, em até cinco páginas, o tema da análise, a metodologia e as considerações (veja orientações no regulamento). Durante o Seminário, os inscritos e inscritas vão fazer a apresentação ao vivo do seu estudo, através de plataforma virtual.


“Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente” é o tema central do IX Curta O Gênero, que aprofunda o debate sobre o contexto sociopolítico atual e suas implicações nas relações humanas. O IX COG 2020/2021 acontecerá de 18 a 28 de agosto com a realização de minicursos, mesas, debates, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros.


Entre outubro e dezembro de 2020, aconteceu a primeira etapa do evento. O Seminário recebeu a participação de artistas, pesquisadores/as, educadores e ativistas em debates online. Entre os convidados das mesas estiveram o ator Silvero Pereira, a artista visual Fernanda Meireles, a professora Karla Bessa (Pagu/Unicamp), a médica e educadora popular Vera Dantas (Ekobé), a educadora José Honorato Neta e integrantes da Fábrica de Imagens, realizadora do Curta o Gênero


Também neste período foi iniciada a chamada de inscrições. Os/as participantes que já se inscreveram em 2020 devem reenviar os trabalhos na atual fase de prorrogação do edital.


Serviço IX COG 2020/2021 Diálogos Convergentes: Inscrições de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências Período: 22 de março a 22 de maio Gratuito Clique e acesse o regulamento Clique e faça sua inscrição


Apoio:

Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura

Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Enel


Acompanhe

Instagram: instagram.com/curtaogenero/ Facebook: facebook.com/cogenero/